fbpx

Restauração Dentária explicada

Tratamentos explicados

O que é uma restauração dentária?

A restauração dentária é o tratamento que devolve ao dente a sua função, forma e cor natural. Um procedimento estético, rápido e confortável com resultados imediatos.

 

Razões para fazer uma restauração dentária?

Apenas o dentista pode determinar a necessidade de fazer uma restauração dentária. O tratamento torna-se necessário sempre que o dente apresente certas alterações que influenciam a sua função ou vitalidade, como por exemplo:

Dentes partidos:

Os dentes partidos colocam em risco não só a mastigação, mas a vitalidade do dente. A zona partida dificulta a limpeza do dente e tornará mais fácil  o alojamento de bactérias e o aparecimento de outras doenças orais. 

Dentes afetados com cárie:

A cárie ocorre quando as substâncias produzidas pelas bactérias deterioram parte do esmalte do dente e da dentina (camada do dente logo após o esmalte). O ideal é evitar o aparecimento de cáries. Recomendamos que escove os dentes três vezes por dia, evite alimentos ricos em açúcar e visite o dentista regularmente. Mas, quando se tem uma cárie ela deve ser tratada e a restauração dentária poderá fazer parte do tratamento.

Dentes com cáries mais profundas, que afetam o nervo ou a raiz do dente, podem necessitar de tratamentos adicionais além da restauração dentária.

A restauração dentária também é uma das melhores soluções estéticas para os dentes naturais com maior desgaste assimétrico ou com alterações anatómicas.

 

Benefícios deste tratamento?

Um sorriso sem falhas é o maior motivador do tratamento, daí se recorrer à restauração dentária. Mas o benefício estético não é o principal fator neste procedimento. A restauração dentária irá resguardar o dente natural de forma a curar/prevenir o aparecimento de cáries, doenças orais relacionadas com as lesões provocadas por dentes partidos, a capacidade fonética e mastigativa, ou a estabilidade dos restantes dentes.

 

O que devo esperar deste tratamento?

O tratamento é rápido e confortável, realizado no consultório no dia da consulta e sem nenhum incómodo após procedimento. Toda a dor e desconforto causado pelo dente danificado desaparecerá e o dente restaurado estará com cor, formato e aspeto similar ao do dente natural. 

 

Em que consiste este tratamento?

Nos dentes afetados com cárie, o dentista irá remover toda a parte danificada pela cárie, irá limpar e preencher essa cavidade com o material selecionado para a restauração da anatomia do dente. Nos dentes fraturados ou desgastados, o procedimento será similar, mas o desgaste no dente não será tão invasivo.

 

Será preciso a anestesia local?

A restauração dentária, normalmente, não provoca dor, apenas um leve desconforto ao desgastar o dente. Os pacientes com cárie e dentes sensíveis podem sentir algum incómodo e devem, de imediato, indicar ao dentista a sensibilidade e qualquer sinal de dor.

 

Tipos de restauração dentária?

A melhor restauração para cada caso é definida de acordo com a extensão da restauração, a posição do dente que necessita de ser restaurado e a possibilidade de alergia ao material. Na Dentya, as restaurações dentárias podem ser realizadas em ouro, resina composta ou porcelana. 

 

Quanto custa uma restauração dentária?

O preço da restauração dentária é influenciado pelas necessidades específicas do tratamento, nomeadamente:

– Tamanho da zona que necessita de restauração

– Tipo de procedimento de restauração utilizado

– Local da boca onde a restauração será realizada

“Cada caso é um caso” e é por isso que recomendamos que faça uma análise prévia do seu caso junto de um médico dentista para saber qual é a solução mais recomendada para si e pergunte antecipadamente o preço total do tratamento.

Na Dentya, pode obter um orçamento gratuitamente e sem compromisso. Para isso fazemos uma análise personalizada do seu caso através da avaliação oral gratuita, onde será visto(a) e aconselhado(a) por um médico dentista. Com esta informação já ficará com todas as suas dúvidas esclarecidas e poderá tomar uma decisão ponderada.

 

Quais os cuidados que deve ter após a restauração dentária?

O tratamento com restauração dentária não implica nenhum cuidado especial ou diferenciado no dente restaurado. É necessário apenas manter os hábitos de higiene oral habituais, com a escovagem três vezes por dia, o uso do fio dentário e uma visita ao dentista anualmente.

Avaliação Oral Gratuita no Dentista

Marque a sua

Avaliação Oral Gratuita

SEG-SEX: 9h30-19h30 | SÁBADO: 9h30-13h00

Partilhe: