fbpx

Se está a pensar colocar uma prótese dentária, certamente já lhe surgiram algumas perguntas e dúvidas que gostaria de ver respondidas. Neste artigo, ajudamos a esclarecer, respondendo a 13 questões frequentes para que possa reunir toda a informação sobre este procedimento.

 

1. O que é a Prostodontia?

A Prostodontia é a área da Medicina Dentária especializada na reabilitação oral através de próteses dentárias. Estas podem ser removíveis ou fixas e podem ser colocadas para substituir um ou vários dentes.

Na Dentya, os nossos especialistas realizam este tratamento para que sinta o máximo conforto no seu dia a dia.

 

2. O que é uma prótese dentária?

A prótese dentária é um aparelho com aspeto real, produzido em base acrílica, com a cor da gengiva. Nela é aplicado um novo conjunto de dentes que oferecem ao paciente um novo sorriso com uma aparência natural.

 

3. Que tipos de prótese dentária existem?

As próteses dentárias podem ser:

  • Parciais;
  • Totais;
  • Fixas;
  • Removíveis.

As próteses parciais permitem a reabilitação oral apenas quando parte dos dentes da arcada dentária estão em falta. As próteses totais, também conhecidas como dentaduras, são as próteses de toda a arcada dentária.

As próteses removíveis são apoiadas diretamente sobre a gengiva, na mucosa oral e, eventualmente, noutros dentes existentes. Tal como o próprio nome indica, podem ser retiradas e recolocadas na boca a qualquer momento.

Já no caso das próteses fixas, estas não podem ser retiradas, uma vez que estão fixas à estrutura bucal através de outros dentes ou implantes.

 

4. Quando devo utilizar uma prótese dentária?

A prótese dentária é uma solução eficaz para a reabilitação dentária após a perda parcial ou total de dentes. Além disso, é uma opção recomendada quando não é possível proceder à colocação de implantes.

A colocação da prótese deve ser efetuada logo que possível, desde que o paciente tenha uma boa saúde oral. É necessário esperar até que a gengiva esteja saudável e bem cicatrizada em casos de extrações dentárias ou de qualquer lesão na boca.

Cabe ao Médico Dentista avaliar a sua saúde oral e identificar os tipos de tratamentos mais viáveis para a devida recuperação.

 

5. O que pode causar a perda de dentes?

A perda de um ou mais dentes acontece, na maior parte dos casos, por má higiene oral. As cáries, ou outras lesões, podem deteriorar os dentes que acabam por cair ou ter de ser removidos.

Quando o Médico Dentista recomenda a extração do dente, já não há alternativas para a recuperação do mesmo. Deve avaliar-se, então, a melhor solução para o substituir.

 

6. Porquê optar pela prótese dentária?

A prótese dentária permite a reabilitação dentária de um ou mais dentes perdidos sem ser necessária a realização de cirurgias. O dentista pode recomendar esta opção se a colocação de implantes dentários não for adequada no seu caso.

 

7. Como funciona uma prótese dentária removível?

Estas próteses dentárias são apoiadas na gengiva, diretamente na mucosa oral. As próteses superiores podem cobrir todo o céu-da-boca. Já as inferiores, são feitas em formato de “U”, de forma a deixar espaço livre para a língua.

Como o próprio nome indica, é possível retirar este tipo de prótese sempre que necessário.

 

8. Como é feita a colocação de uma prótese dentária fixa?

As principais vantagens da prótese dentária fixa são o facto de proporcionar um maior conforto e naturalidade. O tratamento para a colocação de uma prótese dentária fixa é realizado pelo Médico Dentista, após análise do melhor procedimento para o paciente.

A colocação desta prótese pode ser realizada em dentes naturais que ainda tenha ou sobre implantes.

 

9. Quais são os principais benefícios do tratamento?

A colocação de próteses proporciona:

  • Reabilitação da capacidade de mastigação;
  • Melhoria a nível da dicção;
  • Melhoria da fisionomia do rosto;
  • Melhoria da aparência e autoconfiança, devido ao aspeto natural dos novos dentes.

 

10. Quanto tempo é necessário para a habituação à prótese?

As próteses dentárias são feitas sob medida, para que o uso não cause nenhum tipo de desconforto. A habituação à utilização da prótese dentária é geralmente rápida, não ultrapassando uma semana.

Se sentir desconforto ou tiver dúvidas quanto ao correto uso da sua prótese dentária entre em contacto com o seu Médico Dentista.

 

11. Quanto tempo dura uma prótese dentária?

A durabilidade da prótese dentária está ligada aos cuidados de higiene e manutenção. Poderá ser necessário, após algum tempo, efetuar algum ajuste ou modificação na prótese. Isso pode dever-se às alterações normais que ocorrem na boca, resultantes do envelhecimento.

 

12. Quais os cuidados a ter com a prótese dentária?

A higiene da prótese, dos dentes naturais e das gengivas é imprescindível. Para além destes cuidados, deve:

  • Ir ao seu Médico Dentista para ajustar a prótese, pelo menos uma vez por ano;
  • Ter cuidado ao manusear a sua prótese, para não a deixar cair;
  • Escovar a sua prótese várias vezes por dia, para eliminar restos de alimentos e evitar que fique amarelada;
  • Lavar a gengiva, língua e palato antes de colocar a prótese;
  • Não utilizar a prótese enquanto dorme;
  • Se a prótese magoar, ficar solta na boca ou partir, entre em contacto com o seu dentista.

 

13. Quanto custa uma prótese dentária?

O preço da prótese dentária é influenciado por diversos fatores, nomeadamente:

  • O tipo de prótese;
  • O tamanho da prótese;
  • O modelo da prótese.

Cada paciente é um caso, com as suas especificidades. Por isso, recomendamos que faça uma análise prévia junto de um Médico Dentista. Desta forma, vai saber qual a solução mais recomendada para a sua reabilitação oral.

 

Na Dentya, pode obter um plano de tratamento gratuitamente. Ao fazer o seu agendamento tem direito a uma análise personalizada do seu caso através da avaliação oral gratuita, onde será visto e aconselhado por um Médico Dentista. Informe-se sobre esta solução e marque uma consulta numa das nossas clínicas.

 

SABER MAIS SOBRE PRÓTESES DENTÁRIAS

Partilhe: