fbpx

1° mês de Aparelho Dentário

Tratamentos

Pouco se fala da rapidez com que o aparelho dentário consegue corrigir a posição dos dentes. Pelo contrário, fala-se sempre muito do longo tempo de uso de um aparelho dentário, e dos seus sacrifícios. Escrevemos este artigo para desmontar algumas ideias pré-feitas e demonstrar, com um caso recente, os resultados rápidos que os aparelhos dentários também têm.

 

Como funciona o aparelho dentário ?

O aparelho dentário é utilizado pelo médico dentista para provocar a movimentação dos dentes para uma posição correta. De acordo com a anatomia da sua boca e dentes, o médico aplica os brackets, os elásticos e o arco para que os seus dentes comecem a movimentar-se. Estes materiais farão a força necessária para promover a deslocação dos dentes ao longo de um mês, até à sua próxima consulta. Na primeira consulta de seguimento, o médico dentista irá avaliar a evolução do tratamento e a resposta dos seus dentes e gengivas e, só depois, irá fazer a substituição dos elásticos ou outros ajustes necessários para a continuidade do tratamento.

 

“Tudo no sítio” ao fim do 1º mês

Na primeira fase do tratamento a evolução é muito rápida e é muito visível o ajuste dos dentes tortos, desalinhados, projetados para trás ou para frente. É normal que, ao fim do primeiro mês de tratamento, já pareça estar “tudo no sítio”.

 

O caso da Catarina

Melhor do que dizer, é mostrar. Na imagem podemos ver os resultados estéticos obtidos pela Catarina (gestora de unidade da Clínica Dentária Dentya) na sua 1ª consulta após a colocação do aparelho, apenas 1 mês depois.

 

Porque demora tanto tempo?

É importante lembrar que não são apenas os dentes que estão a ser movimentados. Os tecidos que suportam os dentes, o osso e o ligamento periodontal também são alterados durante o tratamento odontológico. A pressão e a tensão provocadas pelo aparelho passam despercebidas para a maior parte das pessoas que utilizam o aparelho, mas são essenciais para a reabsorção e reposicionamento do osso, um dos fatores mais importantes para o tratamento ser duradouro. E esta fase de sedimentação, leva o seu tempo. Explicamos mais sobre os aparelhos dentários neste post do nosso Blog!

 

Avaliação oral gratuita

Gostaria de conhecer o plano de tratamento adequado para o seu caso? Na Dentya fazemos uma análise personalizada através da avaliação oral gratuita, onde será visto(a) e aconselhado(a) por um médico dentista, sem custos e sem compromissos. Passe por cá, ou ligue (252 644 371) para marcar a sua avaliação gratuita.

Marque a sua Consulta de Avaliação + Raio-x Gratuitos

    Partilhe: