fbpx

Mesmo tendo os devidos cuidados de higiene oral, o aparecimento de tártaro pode acontecer. Para removê-lo, será necessário ir ao dentista para efetuar uma destartarização, normalmente conhecida como limpeza dentária.

Para evitar a formação de tártaro, e o surgimento de outras doenças orais, a Ordem dos Médicos Dentistas recomenda que adote a fórmula 2x2x2, que significa:

Lavar os dentes 2 vezes por dia;
Escovar durante 2 minutos;
Consultar um médico dentista 2 vezes por ano.

Neste artigo, reunimos as respostas às 7 questões mais comuns sobre a destartarização, por forma a esclarecê-las e dar-lhe toda a informação sobre este procedimento.

 

1. O que é o tártaro?

O tártaro, a que muitas pessoas se referem como “pedra nos dentes”, é o resultado do endurecimento e calcificação da placa bacteriana.

Ao contrário da placa bacteriana, que é incolor, o tártaro é uma espécie de depósito duro que se forma sobre a superfície dos dentes e pode ter uma cor amarelada ou acastanhada.

 

2. Quais as consequências da acumulação de tártaro?

Se não for eliminado a tempo, o tártaro pode ser prejudicial para a saúde oral. Estas são algumas das principais consequências da sua acumulação:

  • Cárie dentária: O tártaro favorece o processo de aderência da placa bacteriana, o que pode originar cáries dentárias com mais facilidade.
  • Gengivite: A irritação das gengivas causada pelo tártaro pode originar inflamação e causar gengivite.
  • Sensibilidade dentária: A acumulação de tártaro pode afetar o esmalte e inflamar as gengivas, o que pode provocar sensibilidade dentária.
  • Periodontite: A gengivite pode evoluir para periodontite, que pode originar hemorragias e, no limite, a perda de dentes.
  • Alterações de cor: O tártaro contribui para o aparecimento de manchas e alteração da cor natural dos dentes.
  • Mau hálito: Como consequência da inflamação dos tecidos e da acumulação de bactérias, o tártaro pode originar mau hálito.

 

3. O que é uma destartarização?

Ao contrário da placa bacteriana, que pode ser eliminada facilmente com uma boa escovagem de dentes e uso de fio dentário, o tártaro tem de ser removido por um especialista em higiene e saúde oral, pois obriga à utilização de equipamento específico.

A destartarização é um procedimento muito simples que dura cerca de 30 minutos. O médico dentista recorre a um instrumento que produz vibrações (por ultrassom) que, em contacto com o tártaro, consegue desfragmentá-lo, separando-o dos dentes.

 

4. A destartarização dói?

Se tiver uma boa saúde oral, a destartarização não deve doer, ainda que possa ser um pouco incómoda.

No entanto, é possível que algumas pessoas sintam dor, sobretudo se sofrerem de sensibilidade dentária ou se tiverem alguma cárie. Nesses casos, o médico dentista pode recorrer à anestesia local para alívio do desconforto.

 

5. Com que frequência deve ser feita a destartarização?

A frequência da destartarização vai depender da saúde oral de cada pessoa, motivo pelo qual deve seguir as indicações do seu médico dentista.

De um modo geral, os dentistas aconselham esta limpeza de dentes a cada seis meses.

 

6. Que fatores contribuem para a acumulação de tártaro?

O aparecimento de tártaro é uma condição bastante frequente e afeta praticamente todas as pessoas. No entanto, tem tendência a agravar-se nos seguintes casos:

  • Higiene oral insuficiente;
  • Tabagismo;
  • Predisposição causada por eventuais problemas de saúde;
  • Maus hábitos alimentares.

 

7. Como prevenir a acumulação de tártaro?

A melhor forma de evitar a formação de placa bacteriana e tártaro é adotar bons hábitos de higiene oral:

  • Faça uma boa escovagem de dentes, pelo menos, duas vezes por dia;
  • Escolha uma pasta de dentes com flúor para controlo do tártaro;
  • Utilize fio dentário, pelo menos, uma vez por dia;
  • Use diariamente um antisséptico bucal;
  • Vá ao dentista com regularidade;
  • Evite o tabaco;
  • Mantenha uma alimentação saudável.

 

Agora que já descobriu a importância de efetuar uma destartarização com regularidade, não se esqueça de marcar a sua. Na Dentya, pode contar com equipas especializadas e tecnologia avançada. Temos tudo para zelar pela sua saúde oral. Cuide do seu sorriso e marque a sua destartarização na Dentya!

 

MARCAR CONSULTA

Partilhe: