fbpx

A Medicina Dentária está em constante evolução com a descoberta de novas técnicas e equipamentos. O scanner intraoral é um dos instrumentos que tem ganho cada vez mais adeptos entre os profissionais da área, pela sua praticidade e fiabilidade.

Além de agilizar determinados procedimentos, o scanner intraoral ajuda também a melhorar a experiência do paciente.

 

O que é um scanner intraoral e para que serve?

O scanner intraoral é um equipamento que permite ao médico dentista fazer uma cópia digitalizada em 3D dos dentes e gengivas do paciente.

Pode ser utilizado para auxiliar na construção de próteses dentárias, aparelhos ortodônticos, alinhadores invisíveis, facetas e coroas, entre outros tratamentos. A imagem tridimensional obtida é utilizada para preparar o plano de tratamento, sem ser necessária a utilização do molde tradicional.

 

Quais as diferenças em relação à impressão convencional com molde?

A impressão convencional é uma técnica mais demorada, onde é necessária a utilização de uma moldeira para a elaboração dos moldes. Após a prévia preparação do material, este é aplicado na moldeira e posteriormente trincado pelo paciente durante alguns minutos.

Todo o procedimento e os materiais utilizados geram incómodo para o utilizador, provocando, muitas vezes, engasgos e náuseas. Além disso, após o molde estar pronto, é necessário esperar alguns dias para que todo o processo de envio e execução do trabalho por parte do protésico fique concluído.

 

Como funciona o inovador scanner intraoral?

Um scanner intraoral utiliza tecnologia 3D para obter imagens ou vídeos rigorosos do interior da boca do paciente. O seu funcionamento é simples e rápido, em comparação com o método tradicional de construção de moldes. Através da emissão de um feixe de luz, a câmara intraoral capta com grande detalhe a cavidade bucal.

Simultaneamente, as imagens captadas são processadas no computador do médico dentista, originando um molde 3D que vai permitir definir, de uma forma mais eficaz, os tratamentos necessários.

 

Tipos de scanners intraorais disponíveis

Atualmente, existem 2 tipos de tecnologias neste âmbito, cada uma delas com um propósito diferente:

 

  • Scanner intraoral fotográfico

O scanner intraoral fotográfico, tal como o nome indica, permite fazer um registo de imagens digitais do interior da boca do paciente. São recolhidas diversas imagens individuais que depois se fundem para obter o modelo completo.

 

  • Scanner intraoral de vídeo

Outra opção é o scanner intraoral de vídeo, que realiza uma gravação pormenorizada de toda a arcada dentária. Funciona como uma câmara que grava uma imagem completa de toda a boca.

 

Quais as vantagens deste equipamento?

A utilização do scanner intraoral traz várias vantagens, tanto para o médico dentista como para o paciente.

  • É o procedimento mais confortável e rápido para a impressão de imagens das gengivas e dentes;
  • Dispensa o uso da moldeira, cuja utilização pode provocar desconforto e mal-estar no paciente;
  • Faz um registo mais rigoroso, pois consegue chegar a áreas da boca de difícil acesso;
  • Diminui o tempo do processo de fabrico de uma prótese ou de um aparelho dentário, pois as informações recolhidas são comunicadas mais rapidamente ao laboratório;
  • O processo de impressão torna-se mais simples com o envio digital do trabalho;
  • O armazenamento é digital, sendo muito mais prático do que o armazenamento físico dos moldes de cada paciente.

 

Na Dentya, procuramos estar sempre na vanguarda da Medicina Dentária para proporcionar o melhor serviço aos nossos pacientes. Acompanhe o nosso blog e fique a conhecer todos os procedimentos e  serviços que temos disponíveis para si.

 

VISITAR O BLOG

Partilhe: