fbpx

A cárie dentária é uma doença comum que afeta cerca de 90% da população, independentemente do género, idade ou condição social. Falamos de uma infeção que surge na superfície dos dentes e que, se não for tratada convenientemente, pode originar a sua destruição total ou parcial.

 

Como surge a cárie dentária?

Os especialistas em Medicina Dentária alertam que a ingestão frequente de açúcar, aliada a uma higiene oral deficiente, promove a multiplicação de bactérias que afetam a estrutura dos dentes. A combinação destes fatores potencia o surgimento de lesões – de extensão variável – com graves repercussões na saúde oral do paciente.
Uma cárie não tratada reduz a capacidade de mastigar, condiciona a fala e altera a estética do rosto e autoestima dos pacientes, podendo ainda desencadear outras complicações infeciosas no organismo.
O desenvolvimento da cárie dentária é, em geral, lento e impercetível. Pode começar com o aparecimento de uma mancha branca no esmalte e evoluir para a formação de uma pequena cavidade. Através desta, as bactérias penetram e degradam o interior do dente.
Em fases avançadas da doença, surgem sintomas como:

  • Aumento de sensibilidade dentária;
  • Mau hálito;
  • Dor de dentes.

 

Tratamento das cáries dentárias

O tratamento da cárie é realizado por um profissional de Medicina Dentária. Neste procedimento, o médico dentista remove a lesão, procedendo ao restauro e reconstrução da cavidade dentária.
As técnicas utilizadas e a duração do tratamento variam consoante a gravidade da lesão. Porém, tudo é feito com um mínimo de dor para o paciente, com recurso a anestesia local.
Quanto mais cedo for detetada a cárie dentária, menos invasivo e mais rápido será o tratamento. Perante um dente com uma cárie profunda, são exigidos tratamentos mais complexos como a endodontia (desvitalização) ou, no limite, a extração dentária.

 

Como prevenir as cáries dentárias

Uma atitude preventiva, assente numa alimentação saudável e em rotinas de higiene oral adequadas, são as melhores armas para prevenir o aparecimento de cáries dentárias. Assim, procure adotar alguns cuidados:

      • Mantenha hábitos diários de higiene oral;
      • Escove os dentes, pelo menos duas vezes ao dia, com uma pasta dentífrica com flúor;
      • À noite, evite ingerir alimentos após a lavagem dos dentes;
      • Passe fio dentário entre os dentes, pelo menos uma vez por dia, de preferência à noite;
      • Mantenha hábitos alimentares saudáveis e equilibrados;
      • Se não for possível lavar os dentes após uma refeição, masque uma pastilha elástica sem açúcar, mas não torne isto regra.

No entanto, estes cuidados não dispensam as visitas regulares ao seu médico dentista. De 6 em 6 meses, deve fazer uma consulta de rotina e uma limpeza dentária profissional.
Por maior que seja o cuidado com a limpeza oral realizada em casa, a placa bacteriana acumula-se inevitavelmente nos dentes, gerando o aparecimento de tártaro. Só é possível retirar esta camada rugosa com recurso a uma higienização profissional no seu dentista.

 

Proteja as crianças das cáries dentárias

O cuidado com a higiene oral deve ser incutido nas crianças desde tenra idade. A escovagem dentária deve iniciar-se com a erupção dos primeiros dentes de leite. A partir desse momento, os dentes estão expostos a agentes nocivos que podem causar danos na primeira dentição.
Há algumas formas de prevenção das cáries dentárias nas crianças:

      • Consulte o seu médico dentista para acompanhar a saúde oral da criança;
      • Compre pasta e escova de dentes adequadas para a idade;
      • Inicie desde cedo as visitas regulares ao dentista, a cada 6 meses;
      • Avalie junto do dentista a melhor altura para introduzir o uso do fio dentário;
      • Certifique-se que a criança escova os dentes durante, no mínimo, 2 minutos, duas vezes ao dia;
      • Informe-se com o seu dentista sobre a importância de aplicar o selante de fissuras, um bom aliado na prevenção das cáries nas crianças.

Se notar alterações na aparência ou estrutura dos seus dentes, como manchas ou fissuras, consulte o seu médico dentista.
Na Dentya encontra uma equipa de profissionais especializados pronta para zelar pela saúde da sua boca. Cuide do seu sorriso e marque a sua consulta!

 

MARCAÇÃO DE CONSULTA

 

Partilhe: