fbpx

Branqueamento dentário explicado

Tratamentos explicados

O que é o branqueamento dentário?

O branqueamento dentário é o tratamento estético que permite tornar os dentes mais brancos através da remoção da pigmentação externa e interna do dente. Tem resultados imediatos no final da primeira consulta, para um sorriso limpo, bonito e harmonioso. Poderá ser realizado em consultório ou prescrito para casa.

 

Benefícios deste tratamento?

Um sorriso saudável traz consigo uma maior segurança, auto-confiança e bem-estar. Dentes mais claros, sem manchas e com aspecto natural. Este é o principal benefício do tratamento, que permite ao paciente ter o sorriso que deseja.

 

Quem pode fazer o branqueamento dentário?

O branqueamento dentário é um tratamento viável para quase todos os adultos com dentes naturais e com uma boa saúde oral. O dentista irá avaliar a sua saúde oral e identificar se, para as manchas e escurecimento dentário que tem, o branqueamento dentário é o tratamento de estética mais adequado ao seu caso.

 

O que esperar deste tratamento?

Resultados imediatos e satisfação com a sua dentição. No final da primeira consulta irá ter um sorriso mais claro, limpo e harmonioso. 

 

Os dentes ficam mesmo brancos?

Os dentes não são, naturalmente, brancos. O tratamento do branqueamento dentário torna os dentes mais claros, que poderá levar a uma alteração de cor até dois ou três tons mais claros, mas sem perder o aspecto natural da dentição.

 

Razões que levam o escurecimento e o aparecimento das manchas nos dentes?

Diversos fatores podem levar ao escurecimento ou o aparecimento de manchas na dentição e, nem todos, são controlados pelo paciente. Algumas das razões mais comuns são:

– Envelhecimento natural dos dentes

– Tabaco

– Consumo de café, chá, vinho tinto e bebidas gaseificadas

– Ingestão de alimentos pigmentados

– Acumulação de tártaro

– Excesso de flúor

– Dentes desvitalizados

– Traumas dentários

Alguns tipos de manchas não melhoram nem desaparecem com o branqueamento dentário. Nestes casos, o dentista irá recomendar outros tratamentos estéticos, como as facetas dentárias ou coroas dentárias.

 

Tipos de Branqueamento Dentário?

Na Dentya o branqueamento dentário poderá ser realizado no consultório ou em casa, de acordo com as orientações do médico dentista.

No consultório, o branqueamento é realizado pelo médico dentista e obtém logo resultados imediatos.

Os pacientes que optam por realizar o tratamento em casa são acompanhados pelo Médico Dentista, que irá realizar os moldes e moldeiras para o paciente utilizar, bem como disponibilizar o produto a ser utilizado. As orientações que o Médico Dentista indicar devem ser seguidas à risca.

 

É possível realizar o branqueamento num dente desvitalizado?

Sim, é possível o branqueamento dentário nos dentes naturais desvitalizados. O médico dentista irá avaliar a viabilidade do tratamento para a realização em consultório. Especificamente no dente desvitalizado, o procedimento é realizado no interior do dente, onde será aplicado o material para o branqueamento do dente.

 

O tratamento é permanente?

O tratamento é duradouro, porém a continuidade da dentição mais clara dependerá dos cuidados do paciente, tanto nos hábitos de vida e alimentares quanto na higienização oral.

 

Quais os cuidados após o branqueamento dentário?

É essencial manter sempre uma boa higiene oral após o branqueamento, pois torna-se imprescindível para prevenir o aparecimento de novas manchas/pigmentação. A escovagem dos dentes deve ser realizada três vezes ao dia, utilizar o fio dentário pelo menos uma vez ao dia e fazer uma visita ao dentista anualmente.

É importante ter em atenção aos hábitos de vida e alimentares, em especial aos fatores que podem provocar mais manchas. Poderá optar por usar uma palhinha ao consumir bebidas como café, chás e bebidas gaseificadas de forma a diminuir ao máximo o contacto destas substâncias com a dentição.

 

Advertência!

Existem no mercado vários produtos de branqueamento não sujeitos a supervisão do médico dentista, mas apresentam diferenças substanciais entre si e os de aplicação por um profissional. Existe por isso o risco de maior desgaste e sensibilidade dos dentes associado ao uso de branqueamentos disponíveis em supermercados/farmácias.

É por isso altamente recomendado que o branqueamento dentário seja executado e aconselhado pelo seu médico dentista. Na Dentya, pode realizar este tratamento de forma segura e eficaz.

 

Quanto custa um branqueamento dentário?

O preço do branqueamento dentário irá variar de acordo com as necessidades específicas do tratamento, nomeadamente:

– Tipo de branqueamento

– Técnica utilizada

– Dentição natural e/ou dentição desvitalizada

“Cada caso é um caso” e é por isso que recomendamos que faça uma análise prévia do seu caso junto de um médico dentista, para saber qual é a solução mais recomendada para si e pergunte antecipadamente o preço total do tratamento.

Na Dentya, pode obter um orçamento gratuitamente e sem compromisso. Para isso fazemos uma análise personalizada do seu caso através da avaliação oral gratuita, onde será visto(a) e aconselhado(a) por um médico dentista. Com esta informação já ficará com todas as suas dúvidas esclarecidas e poderá tomar uma decisão ponderada.

Marque a sua Avaliação Oral Gratuita

    Partilhe: