fbpx

Como a Toxina Botulínica – Botox – ajuda na saúde oral?

Notícias

O que é?

A Toxina Botulínica, popularmente conhecida por Botox, é uma substância purificada derivada de uma bactéria, que permite a diminuição da ação muscular, quando aplicada sobre o músculo. O bloqueio da ação muscular em zonas específicas permite resultados estéticos e terapêuticos, nomeadamente a aparência mais jovem, o relaxamento muscular e resultados no controlo da dor.

 

Botox é um procedimento estético?

O Botox é amplamente utilizado como um procedimento de saúde na área da estética para reduzir os sinais do envelhecimento facial. A Toxina Botulínica relaxa os músculos, atenua as rugas de expressão e os pés de galinha nos olhos.

 

Botox na Dentya?

Na Dentya dispomos de uma equipa especializada e formada na utilização da Toxina Botulínica de forma a unir os fins estéticos e de saúde. Enquanto médicos dentistas, dispomos de uma vasta formação de anatomia da cabeça e pescoço, que nos permite adequar o uso da Toxina Botulínica à saúde. Da mesma forma, ao realizar procedimentos da saúde oral, temos a necessidade de realizar tratamentos com o mesmo nível de elevada precisão.

 

Como o Botox ajuda na saúde oral?

O médico dentista especializado no tratamento com a Toxina Botulínica poderá optar pela sua utilização em doses terapêuticas mais altas para auxiliar no tratamento de patologias em que os sintomas pioram com a tensão muscular, como o bruxismo, sorriso gengival, disfunções da articulação temporomandibular (atm), entre outros.

 

Vantagens da utilização da Toxina Botulínica?

A Toxina Botulínica une as vantagens estéticas à saúde, individualmente ou em simultâneo, de acordo com os objetivos do paciente.

 

Estética

Redução das marcas do envelhecimento e dos fatores ambientes, como exposição solar e ao frio, com a redução das rugas de expressão indesejadas, com uma aparência mais jovem, bem-estar pessoal e maior satisfação com o aspecto facial.

 

Bruxismo

A Toxina Botulínica pode ser utilizada em pacientes que sofrem de bruxismo para auxiliar no alívio da tensão muscular, juntamente com a goteira. Com a utilização do Botox, o relaxamento muscular é mais rápido, há uma redução da dor e reduz a possibilidade de quebra de dentes e/ou coroas quando não utilizar a goteira.

 

Disfunções da Articulação Temporomandibular

As formas mais comuns de disfunções da articulação temporomandibular são provocadas pelo mal encaixe dos dentes, por patologias articulares ou por uma ativação muscular descoordenada. A utilização da Toxina Botulínica auxilia nos casos em que a ativação muscular não é sincronizada, de forma a equilibrar as forças musculares com o relaxamento do músculo com excesso de ativação para que os demais recuperem a tensão regular.

 

Sorriso Gengival

O sorriso gengival não é uma patologia oral mas é uma característica que provoca desconforto no paciente. O sorriso gengival ocorre quando a força muscular dos lábios é forte o suficiente para, ao sorrir, levantar os lábios acima da linha dos dentes, deixando as gengivas expostas.

A Toxina Botulínica é utilizada nestes casos para reduzir a força dos músculos dos lábios e permitir que o sorriso seja apenas até a linha dos dentes, sem exposição gengival.

 

Assimetria Facial

A musculatura facial é responsável pelas nossas expressões e todo o conjunto de pequenos movimentos que vemos na nossa face. As assimetrias faciais, quando são de origem muscular, podem ser reduzidas com a utilização da Toxina Botulínica de forma a reduzir a tensão nas zonas musculares que provocam as alterações na simetria.

 

Quanto custa o tratamento com a Toxina Botulínica?

A utilização da Toxina Botulínica poderá ser tanto para fins estéticos, de saúde ou ambos, em aplicações e tratamentos distintos. Estas variantes irão definir o método e tipo de tratamento a ser realizado, o que irá influenciar o preço do tratamento.

“Cada caso é um caso” e é por isso que recomendamos que faça uma análise prévia do seu caso junto de um médico dentista, para saber qual é a solução mais recomendada para si e pergunte antecipadamente o preço total do tratamento.

Na Dentya, pode obter um orçamento gratuitamente e sem compromisso. Para isso fazemos uma análise personalizada do seu caso através da avaliação oral gratuita, onde será visto(a) e aconselhado(a) por um médico dentista. Com esta informação já ficará com todas as suas dúvidas esclarecidas e poderá tomar uma decisão ponderada.

Avaliação Oral Gratuita no Dentista

Marque a sua

Avaliação Oral Gratuita

SEG-SEX: 9h30-19h30 | SÁBADO: 9h30-13h00

Partilhe: