fbpx

Aparelho Dentário explicado

Tratamentos explicados

O que é Ortodontia?

É a especialidade da Medicina Dentária que tem por objetivo a prevenção e o tratamento das más posições dos dentes e dos maxilares. 

 

O que é um aparelho dentário?

É um aparelho fixo que tem a função de movimentar os dentes desalinhados para a sua posição correcta, de forma a tornar a função dentária mais eficiente.

 

Quais as causas para os dentes desalinhados?

As razões podem ser hereditárias ou adquiridas: maus hábitos – tais como por exemplo, a sucção dos dedos ou chupeta – que podem proporcionar uma dentição desalinhada.

 

Razões para usar um aparelho dentário?

São muitos os motivos que levam o dentista a recomendar o tratamento com o aparelho dentário: 

Higiene

Os dentes tortos, desalinhados ou apinhados dificultam a devida higiene oral, gerando mau hálito – devido à acumulação de tártato – e favorece o aparecimento de outros problemas, tais como cáries ou doenças gengivais. A higiene oral deficiente favorece ainda um desgaste precoce dos dentes, acelerando a sua deterioração, contribuindo para o aparecimento da doença periodontal (retração das gengivas) e gerando dificuldades em mastigar.

Função Motora

Os dentes são essenciais para que a mordida e a mastigação sejam eficientes. Quando esta função não é feita corretamente, os músculos ficam em tensão e podem surgir dores de cabeça, disfunções da ATM (articulação temporomandibular), dores na região do pescoço e ombros, e acordar com cansaço físico.

Fala

Nos casos mais agudos, a posição dos dentes pode interferir com a fala, impedindo uma correcta dicção das palavras.

Estética

Não menos importante que as razões de saúde física, as motivações estéticas são também um fator a ter em consideração, sobretudo se incidem de forma determinante na auto-estima da pessoa e no seu equilíbrio emocional. A inibição de um sorriso natural compromete, igualmente, o bem-estar.

Faça uma Avaliação Oral Gratuita, sem compromisso, para obter a opinião de um médico dentista sobre o seu caso em particular.

 

Quem pode usar o aparelho dentário?

A utilização do aparelho dentário é uma etapa essencial no tratamento de ortodontia, que poderá ser realizado em adultos e crianças que já tenham os dentes definitivos.

 

Quais os benefícios deste tratamento?

– Eliminação de dores de cabeça, pescoço e ombros, causados pelo desalinhamento dentário.

– Eliminação do cansaço físico matinal provocado pelo desalinhamento dentário.

– Uma boa dicção na fala e uma melhor respiração.

– Promove uma melhoria na auto-estima e conforto pessoal, ao proporcionar um sorriso harmonioso no fim do tratamento.

 

O que devo esperar deste tratamento?

O tratamento com aparelho é simples, de rápida habituação e poderá durar de 6 a 36 meses.  O tempo de tratamento poderá variar devido a vários fatores, desde a gravidade do caso até aos cuidados e continuidade do tratamento no período em que o dentista indica.

Logo após a colocação do aparelho poderá sentir, no primeiro dia de uso, algum desconforto e dor nos dentes, pelo que é recomendado refeições mais macias e/ou moles. Uma sensação similar poderá ocorrer no dia em que realizar a manutenção do aparelho. O desconforto inicial é normal, visto que na manutenção o dentista vai ajustar o aparelho para a continuidade do tratamento. Sempre que tiver dúvidas se o desconforto que sente é normal, entre em contacto com o seu médico dentista.

 

Em que consiste este tratamento?

Através da colocação de aparelhos fixos e removíveis, o médico dentista procura corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares, com o objetivo de obter um sorriso alinhado e uma mordida funcional.

O tratamento de ortodontia pode ser realizado através da utilização de diversos tipos de aparelho dentário, fixo ou móvel. Há modelos mais tradicionais e modelos transparentes e discretos. O médico dentista, após avaliar o tratamento necessário, irá indicar os modelos de aparelhos dentários mais adequados para o seu caso.

Os aparelhos fixos podem ser de diversos modelos e têm esse nome por serem colados aos dentes. A colocação, manutenção e remoção é feita sempre pelo médico dentista. 

A manutenção e reajuste do aparelho é feita periodicamente pelo médico dentista que vai acompanhando a própria movimentação dos dentes, até à sua posição final.

Na Dentya disponibilizamos aparelho fixo tradicional, com utilização de elásticos mais discretos ou coloridos e o aparelho fixo invisível.

 

O que é o aparelho de contenção?

O aparelho de contenção tem como objetivo manter os dentes na posição em que o aparelho fixo os colocou. É a parte final do tratamento e não pode ser negligenciada, de forma a evitar que os dentes se movimentem para as posições anteriores, desalinhados e tortos.

 

Quanto custa um aparelho dentário?

O preço do tratamento de ortodontia é influenciado por diversos fatores, nomeadamente:

– A complexidade do tratamento

– A metodologia que será utilizada

– O modelo de aparelho dentário escolhido

  A duração do tratamento

“Cada caso é um caso” e é por isso que recomendamos que faça uma análise prévia do seu caso junto de um médico dentista, para saber qual é a solução mais recomendada para si e pergunte antecipadamente o preço total do tratamento.

Na Dentya, pode obter um orçamento gratuitamente e sem compromisso. Para isso fazemos uma análise personalizada do seu caso através da avaliação oral gratuita, onde será visto(a) e aconselhado(a) por um médico dentista. Com esta informação já ficará com todas as suas dúvidas esclarecidas e pode tomar uma decisão ponderada.

Avaliação Oral Gratuita no Dentista

Marque a sua

Avaliação Oral Gratuita

SEG-SEX: 9h30-19h30 | SÁBADO: 9h30-13h00

Partilhe: